Para atender às diferentes necessidades de diagnóstico de doenças oculares, equipamentos da mais alta tecnologia são disponibilizados para a realização de exames oftalmológicos.

oftalmologista na biovisao clinica de olhos bh realiza exame oftalmologico

MAPEAMENTO DIGITAL DE RETINA

O opto map ultra-widefield retinal image é uma tecnologia única que capta mais de 80% de sua retina em uma imagem panorâmica, enquanto os métodos tradicionais de imagem geralmente mostram apenas 15% de sua retina ao mesmo tempo. É mais conforto e precisão para você! Além de facilitar a proteção precoce contra deficiências visuais ou cegueira, o exame é indolor e rápido.

AVALIAÇÃO DO OLHO SECO

Causada por vários fatores, a síndrome do olho seco é a condição na qual os olhos não são umedecidos suficientemente. Os principais sintomas são coceira, irritação e ardor nos olhos. O diagnóstico é realizado por meio de exame com gotas oftálmicas, que ajudam a aliviar os sintomas, garantindo mais conforto ao paciente.

AVALIAÇÃO DE PLÁSTICA OCULAR

A plástica ocular atua na correção e no tratamento de pálpebras e tecidos em volta dos olhos (cílios, glândulas, drenagem lacrimal). O procedimento envolve uma série de exames, que vão desde a projeção dos olhos para fora das órbitas à análise de tumores, assim como as alterações palpebrais, conjuntivais e avaliação da posição dos cílios.

CAMPO VISUAL COMPUTADORIZADO

O campo visual é um exame oftalmológico que avalia a percepção visual central e periférica, identificando qualquer alteração ou redução visual. Utilizado para diagnosticar o glaucoma, doenças neurológicas, entre outras.

CAMPO VISUAL MANUAL

É o exame do campo visual realizado com o campímetro manual (Campímetro de Goldmann). Esse exame permite uma melhor análise do campo visual periférico. É um ótimo método para avaliar pacientes com grande perda da visão, pacientes idosos ou debilitados e crianças, pois é um exame que possui grande interatividade entre o técnico e o paciente.

CURVA DIÁRIA DE PRESSÃO

Avalia os níveis da pressão ocular em diferentes horários ao longo do dia. Normalmente, são realizadas quatro medições no período das 08h às 18h, tempo em que ocorrem variações na pressão ocular. O procedimento é necessário para o diagnóstico e acompanhamento do glaucoma.

GONIOSCOPIA

Gonioscopia é um exame usado pelos oftalmologistas para ajudar no diagnóstico no acompanhamento de algumas enfermidades oculares, principalmente o glaucoma. Esse exame ajuda a avaliar o ângulo da câmara anterior dos olhos, a íris e a superfície do cristalino usando lentes de aumento, colocadas em contato com a córnea. Este exame também determinará se o glaucoma já está instalado e qual é o seu tipo, orientando o diagnóstico e o tratamento específicos para cada um.

A gonioscopia não analisa somente o glaucoma, apesar de esta ser sua função mais comum. Ela também é utilizada para verificar outras anormalidades oculares, como tumores, cistos, aderências da íris ou algum possível trauma nos olhos.

IOL MASTER

É o mais avançado aparelho para se calcular o grau das lentes a serem implantadas em cirurgia de catarata. É um biômetro de não contato, que utiliza tecnologia de interferometria parcial da coerência óptica. Mede com precisão a profundidade da câmara anterior e a ceratometria. Calcula-se o tamanho axial do globo ocular, e é de muita valia no cálculo de lentes para implante em cirurgia de catarata.

MAPEAMENTO DA RETINA (FUNDO DE OLHO)

Exame utilizado para verificar o fundo de olho, a retina e o vítreo. Orienta-se a realização anual para acompanhamento. Assim como o exame de fundo de olho, a biomicroscopia de fundo de olho contempla o mapeamento da retina. Enquanto o exame de fundo de olho permite a visualização das artérias, veias, capilares e nervos ópticos, a biomicroscopia fornece um detalhamento aumentado das estruturas retinianas. O procedimento permite o diagnóstico e a prevenção de várias doenças, como a hipertensão arterial, diabetes, anemia e doenças oculares como o glaucoma e a catarata.

MEDIDA DA PRESSÃO OCULAR

Recomendado para o diagnóstico de glaucoma, o exame avalia a pressão intraocular. Conhecido como Tonometria de Aplanação, o procedimento é realizado por meio do tonômetro, equipamento que indica a pressão adequada para o equilíbrio entre a produção de humor aquoso e a sua drenagem.

MICROSCOPIA ESPECULAR

Microscopia especular é a fotografia em grande aumento da camada de células endoteliais da córnea que avalia a quantidade de células e as características da camada da córnea responsável pela condução de água na região, o endotélio corneano. A microscopia especular detecta o envelhecimento da córnea, além de auxiliar no procedimento pré-operatório de cirurgias oftalmológicas, como a refrativa e a de catarata.

O exame é indicado na avaliação pré-operatória de catarata, transplantes de córnea, alguns tipos de cirurgia refrativa e no acompanhamento seriado de distrofias de córnea que possam causar lesão endotelial.

OCT (TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA)

A Tomografia da Coerência Ótica (OCT) avalia as camadas internas e externas da retina, realizando um corte tomográfico das dez camadas desta região. O exame complementar de retina aponta e monitora doenças oculares como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), Edema Macular Cistoide, Glaucoma e Retinopatia Diabética.

Última palavra em tecnologia para diagnóstico de grande número de patologias oftalmológicas, pois o equipamento detecta variações mínimas da retina e do nervo ótico, sendo fundamental para o diagnóstico precoce e controle de progressão das doenças oculares.

ORTÓPTICO

Avalia a função dos músculos responsáveis pelo alinhamento e movimentação dos olhos. Indicado para diagnóstico de estrabismo, o exame é realizado por meio de um foco luminoso e a projeção de uma imagem. O objetivo é analisar o movimento muscular e a resposta dos olhos aos estímulos visuais.

PAM (POTENCIAL DE ACUIDADE VISUAL)

Para avaliação da acuidade visual macular potencial, ou seja, do potencial de visão em caso de cirurgia.

PAQUIMETRIA

O exame mede a espessura da córnea através de um feixe focalizado. O procedimento é rápido e indolor e indica possíveis degenerações e edemas de córnea, além de auxiliar no diagnóstico do glaucoma. O procedimento também é exigido no pré-operatório de cirurgias refrativas.

RETINOGRAFIA

É uma técnica de exame que consiste em observar e registrar fotografias da retina, do nervo óptico e do fundo do olho. A retinografia permite obter diversas fotos em alta resolução, fazendo uma documentação fotográfica do fundo de olho e possibilitando um acompanhamento seriado da evolução de lesões que nele existam. O exame é simples, indolor e dura apenas alguns minutos

TOPOGRAFIA DE CÓRNEA

É um exame que determina a curvatura corneana, possibilita a análise do relevo corneano e o mapeamento da superfície da córnea e suas irregularidades desde o centro até a periferia. Ao diagnosticar os vários tipos de doenças da córnea, o exame oferece maior precisão sobre a superfície corneana, no qual são traçados um mapa e as irregularidades da região. Além disso, a topografia corneana é utilizada assim como na adaptação de lentes e no acompanhamento de procedimentos pré e pós-operatórios.

TONOMETRIA

Exame que mede a pressão ocular usando um aparelho chamado tonômetro, o exame possibilita identificar casos de pressão alta (hipertensão ocular ou glaucoma) no olho, para o acompanhamento da administração medicamentosa do glaucoma e do pós-operatório de cirurgias intraoculares que possam interferir na pressão ocular, assim como para a identificação de casos de hipotonia (pressão ocular abaixo dos valores de normalidade).

TSH (Teste de sobrecarga hídrica)

Verifica de forma indireta a capacidade de drenagem do humor aquoso (líquido interno do olho), ou seja, medida da pressão intraocular após ingestão de água em 5 minutos. O Teste de Sobrecarga Hídrica é indicado para diagnosticar e acompanhar pacientes com suspeita de glaucoma.

YAG LASER

Usado na oftalmologia para corrigir opacificações de cápsula posterior, condição que pode ocorrer após a cirurgia de correção da catarata.

Cirurgia com alta tecnologia

 

O bloco cirúrgico é composto por salas equipadas com alta tecnologia e confortável estrutura para recuperação dos pacientes e acomodação dos acompanhantes.

Conheça nosso corpo clínico.

oto do corpo clinico da biovisao centro de oftalmologia

Atendimento humanizado

 

A valorização do ser humano, a competência profissional e a promoção de recursos avançados na medicina ocular são o que sustentam o reconhecimento da Biovisão.
Por isso, a instituição investe na constante capacitação de seus colaboradores, assim como na produção de planejamentos e pesquisas de satisfação para garantir um único propósito: o seu bem-estar.

AGENDE ONLINE