O que é Acreditação ONA
Qualidade na Biovisão é certificada
Entenda o que é e como acontece esta avaliação
Processo de Acreditação Biovisão
O processo de acreditação é um compromisso de longo termo e ocorre em várias etapas. Os níveis de acreditação conduzem às empresas atingirem o seu mais alto nível de performance, excelência e segurança. A acreditação na Biovisão é o resultado do esforço de toda equipe ao buscar excelência em todos os processos, consolidando um relacionamento efetivo com pacientes, fornecedores, colaboradores e comunidade.
- 2009
- 2010
- 2011
- 2019
Primeira Acreditação
Em 2009 iniciamos o processo, alcançando o nível 1 – Acreditado.
Em um ano atingimos novos padrões
Em 2010 avançamos para o nível 2 – Acreditado Pleno.
Atingimos o nível máximo
Em 2011 atingimos o mais alto nível, nível 3 – Acreditado com Excelência!
Este ano fomos reacreditados
A Acreditação tem de ser renovada periodicamente, este ano fomos reacreditados com o nível 3.
Quem é a ONA?
A Organização Nacional De Acreditação – ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.
O que é acreditação?
Define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde.
Tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial / governamental, não devendo ser confundida com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.
Como é o processo de acreditação?
O processo acreditação é pautado por três princípios fundamentais:
- é voluntário, feito por escolha da organização de saúde;
- é periódico, com avaliação das organizações de saúde para certificação e durante o período de validade do certificado;
- é reservado, ou seja, as informações coletadas em cada organização de saúde no processo de avaliação não são divulgadas.
Quem realiza o processo?
A avaliação é realizada pelas Instituições Acreditadoras Credenciadas pela ONA, tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação. A certificação pode ocorrer em três níveis:
- Acreditado
Para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Válido por dois anos.
- Acreditado Pleno
Para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Válido por dois anos.
- Acreditado com Excelência
O princípio deste nível é a “excelência em gestão”. Uma Organização ou Programa da Saúde Acreditado com excelência atende aos níveis 1 e 2 , além dos requisitos específicos de nível 3. A instituição já deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.Válido por três anos.
Histórico
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.
Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.
Em 2009, com o objetivo de investir em qualidade assistencial, a Biovisão obteve o Nível 2 de Acreditação ONA (Acreditado Pleno)..
Em 2010, a Biovisão conseguiu o up grade para o Nível 3 e mantém atualmente a instituição acreditada com excelência.
Destacamos como benefícios da certificação o mapeamento e monitoramento dos processos, a padronização de rotinas, o gerenciamento do planejamento estratégico e a capacitação contínua do corpo clínico e colaboradores.
Texto Institucional para dados
A comunicação dos dados institucionais auxilia a Biovisão a consolidar não apenas a sua missão, visão, valores e propósito, mas também a sua transparência na divulgação do desempenho dos processos.
O alcance dos objetivos estratégicos é mensurado por indicadores. A cada trimestre do ano, são divulgados os resultados em redes sociais da Biovisão e atualizados no site que transmitem para o paciente que os nossos processos são realizados de firma segura e com qualidade:
1. ÍNDICE DE INFECÇÃO HOSPITALAR: infecção hospitalar é aquela adquirida pelo paciente após a realização de procedimentos na clínica. Medidas adotadas como a higienização frequente das mãos, assepsia da pele do paciente antes da realização de procedimentos e a desinfecção de aparelhos são eficazes no controle da contaminação por microrganismos
2. ÍNDICE DE EFICÁCIA NA PREVENÇÃO DE ENDOFTALMITES: Endoftalmite é uma infecção do olho e representa uma emergência médica. É provocada por microrganismos que entraram no olho em consequência de incisão cirúrgica ou lesão no globo ocular.
3. ÍNDICE DE OCORRÊNCIA DE TASS NAS CIRURGIAS DE FACECTOMIA: A síndrome tóxica do segmento anterior (TASS) é uma reação inflamatória aguda causada por substâncias não infecciosas que entram na câmara anterior) do olho, resultando em danos às estruturas intraoculares, sobretudo ao endotélio corneano e à malha trabecular.
4. ÍNDICE DE EFETIVIDADE NAS LAVAGEM DAS MÃOS: A higienização das mãos é importante para remover sujeira e microorganismos da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato. Mensalmente é mensurado o consumo de álcool e sabonete e também verificado o processo de higienização das mãos realizado por médicos e colaboradores.
5. ÍNDICE DE EXPERIÊNCIA DO PACIENTE: Para mensurar o grau de satisfação e avaliar a experiência dos pacientes, a Biovisão utiliza a metodologia NPS (Net Promoter Score). Em uma escala de 0 a 10, o paciente avalia a sua experiência na clínica por meio de uma pesquisa enviada por disponível nas recepções ou por ligações realizadas pelo setor de Qualidade da instituição.
Ao obter as respostas, conseguimos classificar o público atendido na Biovisão na escala:
Notas 9 ou 10: promotores
Notas 7 ou 8: neutrons
Notas 0 a 6: detratores.
20 de fevereiro, 2020.
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