Exames

Para atender às diferentes necessidades de diagnóstico de doenças oculares, equipamentos da mais alta tecnologia são disponibilizados para a realização de exames oftalmológicos.

Permite a análise precisa das camadas do nervo óptico, realizado através de um feixe de luz de varredura.

Tecnologia única que capta mais de 80% da retina em uma imagem panorâmica, enquanto os métodos tradicionais de imagem geralmente mostram apenas 15% de sua retina ao mesmo tempo.

Este exame é indicado em todas os exames Oftalmológicos, para se conhecer a saúde dos olhos e/ou identificar alguma doença. Avaliação detalhada de todas as estruturas oculares (córnea, conjutiva, esclera, cristalino, íris, retina, coróide e nervo óptico).

Avalia os níveis da pressão ocular em diferentes horários ao longo do dia. Normalmente, são realizadas quatro medições no período das 08h às 18h, tempo em que ocorrem variações na pressão ocular.

O procedimento é necessário para o diagnóstico e acompanhamento do glaucoma. O procedimento é indolor e muito simples, através do Tonômetro o paciente recebe um leve sopro no olho. Não é necessário acompanhante.

O campo visual é um exame oftalmológico que avalia a percepção visual central e periférica, indicado para acompanhamento de pacientes com neuropatias, glaucoma,alterações na retina e que realizaram plástica ocular e principalmente para detectar e quantificar anormalidades no campo visual.

Durante o teste, uma luz no fundo do aparelho é emitida para que o paciente mantenha a visão focada nela. O procedimento é indolor.

É o exame do campo visual realizado com o campímetro manual (Campímetro de Goldmann). Esse exame permite uma melhor análise do campo visual periférico. É um ótimo método para avaliar pacientes com grande perda da visão, pacientes idosos ou debilitados e crianças, pois é um exame que possui grande interatividade entre o técnico e o paciente.

É bastante simples. O examinador percorre com um estímulo luminoso os vários quadrantes do campo visual. Não é necessário anestesia ou dilatação das pupilas, o exame dura apenas 30 minutos, sendo considerado indolor, não invasivo e de não contato.

É o mais avançado aparelho para se calcular o grau das lentes a serem implantadas em cirurgia de catarata.

É um biômetro de não contato, que utiliza tecnologia de interferometria parcial da coerência óptica. Mede com precisão a profundidade da câmara anterior e a ceratometria.

Calcula-se o tamanho axial do globo ocular, e é de muita valia no cálculo de lentes para implante em cirurgia de catarata.

O exame é indolor.

Avaliação da noção de profundidade, dada pela visão dos dois olhos em conjunto.

Na fotocoagulação, mira-se um raio laser na retina para selar os vasos sanguíneos, com pequenas aplicações, reduzindo aí o edema macular (mácula é a região da retina que possibilita ver detalhes minúsculos, como letras e números).

Para tratar a formação de vasos sanguíneos anormais (neovascularização), as aplicações são espaçadas ao longo das áreas laterais da retina. As pequenas cicatrizes resultantes da aplicação do laser reduzem a formação de vasos sanguíneos anormais e ajudam a manter a retina sobre o fundo do olho, evitando o seu descolamento.

A fotocoagulação a laser normalmente é realizada em regime ambulatorial (dispensa internação) e a maioria dos tratamentos é feita apenas com a instilação de colírio anestésico, necessitando apenas de dilatação da pupila. Normalmente faz-se um olho por vez. É necessário acompanhante e o procedimento é indolor.

A trabeculoplastia a laser é uma forma não invasiva de redução da pressão intraocular.

Gonioscopia é um exame usado pelos oftalmologistas para ajudar no diagnóstico no acompanhamento de algumas enfermidades oculares, principalmente o glaucoma.

Esse exame ajuda a avaliar o ângulo da câmara anterior dos olhos, a íris e a superfície do cristalino usando lentes de aumento, colocadas em contato com a córnea. Este exame também determinará se o glaucoma já está instalado e qual é o seu tipo, orientando o diagnóstico e o tratamento específicos para cada um.

A gonioscopia analisa enfermidades oculares como o glaucoma, tumores, cistos, aderências da íris ou algum possível trauma nos olhos.

O paciente é posicionado em frente ao gonioscópio, um aparelho constituído por uma lente que permite o estudo do ângulo formado entre a íris e a córnea. São usados dois colírios, um deles anestésico e outro gelatinoso, que embaça a visão.

O exame é indolor mas recomenda-se a presença de um acompanhante.

A iridectomia consiste na realização de um furo na íris. Assim, a iridectomia funciona como um furo extra (além da pupila) que auxilia na passagem do humor aquoso através da íris (O humor aquoso, por sua vez, é um líquido que é produzido atrás da íris).

A iridectomia visa evitar o acúmulo do humor aquoso dentro do olho, o que poderia elevar a pressão intraocular (pressão interna do olho). Portanto, a iridectomia serve para evitar o aumento descontrolado da pressão intraocular.

A iridectomia é feita através de instrumentos cirúrgicos e não há necessidade de internação.

Esse exame é indicado para pessoas com olhos secos para avaliar o grau de debilitação das células superficiais da córnea e da conjuntiva.

O nome se dá devido ao uso, durante o procedimento, de um produto (corante) que leva esse nome.

O corante causa leve irritação e ardor no paciente.

A finalidade do exame é medir e analisar a espessura da córnea em diversos pontos. Indicado para cirurgias refrativas (correção de grau), catarata e propedêutica de glaucoma.

Também conhecido como exame de fundo de olho ou fundoscopia, é um exame onde um oftalmologista consegue observar os nervos, vasos sanguíneos e o tecido do olho responsável pela captação das imagens.

Através do tratamento pode-se identificar doenças oculares, como glaucoma, descolamento de retina, tumor, inflamações, falta de fluxo de sangue ou intoxicação por remédios, e doenças sistêmicas que causam danos oculares, por alterarem os nervos e vasos dos olhos, como diabetes, hipertensão arterial, doenças reumáticas, doenças neurológicas ou doenças do sangue;

É um exame simples que não causa dor ou provoca lesão. É simplesmente um aparelho que projeta um feixe de luz no olho para o especialista examinar.

Ressaltamos que pode ser indicada a dilatação da pupila, por isso recomendamos a presença de um acompanhante.

Exame indolor, que fotografa as células da camada mais interna da córnea, conhecida como endotélio.

Utilizado em pré-operatório de cirurgia intraocular em geral, tais como na cirurgia de Catarata, de Glaucoma, de Transplante de córnea, assim como nas doenças propriamente ditas da córnea.

A grande importância desse método é permitir uma avaliação de como deverá se comportar a córnea perante uma agressão cirúrgica.

O exame mede a espessura da córnea através de um feixe focalizado. O procedimento é rápido e indolor e indica possíveis degenerações e edemas de córnea, além de auxiliar no diagnóstico do glaucoma. O procedimento também é exigido no pré-operatório de cirurgias refrativas.

O Exame de Potencial de Acuidade Macular (PAM) é indicado para pacientes com baixa acuidade visual e pacientes que realizarão Cirurgia de Catarata ou Transplante de Córnea.

O exame de Potencial de Acuidade Macular (PAM) é indolor, não invasivo e de não contato. É necessário um acompanhante.

É uma avaliação para o tratamento de glaucoma, avaliando os fatores de risco para o aparecimento da doença.

A retinografia permite obter diversas fotos em alta resolução, fazendo uma documentação fotográfica do fundo de olho e possibilitando um acompanhamento seriado da evolução de lesões que nele existam. O exame é simples, indolor e dura apenas alguns minutos.

A retinografia permite obter diversas fotos em alta resolução, fazendo uma documentação fotográfica do fundo de olho e possibilitando um acompanhamento seriado da evolução de lesões que nele existam. O exame é simples, indolor e dura apenas alguns minutos.

Teste específico para analisar o comprometimento da percepção de cores.

Verifica de forma indireta a capacidade de drenagem do humor aquoso (líquido interno do olho), ou seja, medida da pressão intraocular. O Teste de Sobrecarga Hídrica é indicado para diagnosticar e acompanhar pacientes com suspeita de glaucoma.

O teste é muito simples! Primeiramente é medida a pressão ocular, após isso o paciente deve ingerir um litro de água em um período de 5 minutos, depois a pressão intraocular é medida novamente em períodos de 15, 30 e 45 minutos.

O procedimento total leva cerca de 1 hora e é indolor.

A tomografia de coerência óptica é um exame que possibilita a visualização das estruturas da retina em 3D de imagens de cortes seccionais. A resolução é superior ao ultrassom convencional e não exige contato ocular direto.

O paciente deverá dilatar as pupilas para fazer esse exame, que é indolor e confortável, A permanência do paciente durante a realização do exame é breve totalizando geralmente não mais que 15-20 minutos para um exame bilateral.

Última palavra em tecnologia para diagnóstico de grande número de patologias oftalmológicas, pois o equipamento detecta variações mínimas da retina e do nervo ótico, sendo fundamental para o diagnóstico precoce e controle de progressão das doenças oculares.

Exame que mede a pressão ocular usando um aparelho chamado tonômetro, o exame possibilita identificar casos de pressão alta (hipertensão ocular ou glaucoma) no olho, para o acompanhamento da administração medicamentos do glaucoma e do pós-operatório de cirurgias intraoculares que possam interferir na pressão ocular, assim como para a identificação de casos de hipotonia (pressão ocular abaixo dos valores de normalidade).

O procedimento é indolor e dura poucos minutos.

É um exame que determina a curvatura corneana, possibilita a análise do relevo corneano e o mapeamento da superfície da córnea e suas irregularidades desde o centro até a periferia.

Ao diagnosticar os vários tipos de doenças da córnea, o exame oferece maior precisão sobre a superfície corneana, no qual são traçados um mapa e as irregularidades da região. Além disso, a topografia corneana é utilizada assim como na adaptação de lentes e no acompanhamento de procedimentos pré e pós-operatórios.

A topografia corneana é um exame indolor com um tempo de execução de aproximadamente 5 minutos.

É o mais avançado aparelho para se calcular o grau das lentes a serem implantadas em cirurgia de catarata.

É um biômetro de não contato, que utiliza tecnologia de interferometria parcial da coerência óptica. Mede com precisão a profundidade da câmara anterior e a ceratometria.

Calcula-se o tamanho axial do globo ocular, e é de muita valia no cálculo de lentes para implante em cirurgia de catarata.

O exame é indolor.

Exame indolor, que fotografa as células da camada mais interna da córnea, conhecida como endotélio.

Utilizado em pré-operatório de cirurgia intraocular em geral, tais como na cirurgia de Catarata, de Glaucoma, de Transplante de córnea, assim como nas doenças propriamente ditas da córnea.

A grande importância desse método é permitir uma avaliação de como deverá se comportar a córnea perante uma agressão cirúrgica.

O exame mede a espessura da córnea através de um feixe focalizado. O procedimento é rápido e indolor e indica possíveis degenerações e edemas de córnea, além de auxiliar no diagnóstico do glaucoma. O procedimento também é exigido no pré-operatório de cirurgias refrativas.

O Exame de Potencial de Acuidade Macular (PAM) é indicado para pacientes com baixa acuidade visual e pacientes que realizarão Cirurgia de Catarata ou Transplante de Córnea.

O exame de Potencial de Acuidade Macular (PAM) é indolor, não invasivo e de não contato. É necessário um acompanhante.

É um exame que determina a curvatura corneana, possibilita a análise do relevo corneano e o mapeamento da superfície da córnea e suas irregularidades desde o centro até a periferia.

Ao diagnosticar os vários tipos de doenças da córnea, o exame oferece maior precisão sobre a superfície corneana, no qual são traçados um mapa e as irregularidades da região. Além disso, a topografia corneana é utilizada assim como na adaptação de lentes e no acompanhamento de procedimentos pré e pós-operatórios.

A topografia corneana é um exame indolor com um tempo de execução de aproximadamente 5 minutos.

Avalia os níveis da pressão ocular em diferentes horários ao longo do dia. Normalmente, são realizadas quatro medições no período das 08h às 18h, tempo em que ocorrem variações na pressão ocular.

O procedimento é necessário para o diagnóstico e acompanhamento do glaucoma. O procedimento é indolor e muito simples, através do Tonômetro o paciente recebe um leve sopro no olho. Não é necessário acompanhante.

O campo visual é um exame oftalmológico que avalia a percepção visual central e periférica, indicado para acompanhamento de pacientes com neuropatias, glaucoma,alterações na retina e que realizaram plástica ocular e principalmente para detectar e quantificar anormalidades no campo visual.

Durante o teste, uma luz no fundo do aparelho é emitida para que o paciente mantenha a visão focada nela. O procedimento é indolor.

É o exame do campo visual realizado com o campímetro manual (Campímetro de Goldmann). Esse exame permite uma melhor análise do campo visual periférico. É um ótimo método para avaliar pacientes com grande perda da visão, pacientes idosos ou debilitados e crianças, pois é um exame que possui grande interatividade entre o técnico e o paciente.

É bastante simples. O examinador percorre com um estímulo luminoso os vários quadrantes do campo visual. Não é necessário anestesia ou dilatação das pupilas, o exame dura apenas 30 minutos, sendo considerado indolor, não invasivo e de não contato.

A trabeculoplastia a laser é uma forma não invasiva de redução da pressão intraocular.

Gonioscopia é um exame usado pelos oftalmologistas para ajudar no diagnóstico no acompanhamento de algumas enfermidades oculares, principalmente o glaucoma.

Esse exame ajuda a avaliar o ângulo da câmara anterior dos olhos, a íris e a superfície do cristalino usando lentes de aumento, colocadas em contato com a córnea. Este exame também determinará se o glaucoma já está instalado e qual é o seu tipo, orientando o diagnóstico e o tratamento específicos para cada um.

A gonioscopia analisa enfermidades oculares como o glaucoma, tumores, cistos, aderências da íris ou algum possível trauma nos olhos.

O paciente é posicionado em frente ao gonioscópio, um aparelho constituído por uma lente que permite o estudo do ângulo formado entre a íris e a córnea. São usados dois colírios, um deles anestésico e outro gelatinoso, que embaça a visão.

O exame é indolor mas recomenda-se a presença de um acompanhante.

A iridectomia consiste na realização de um furo na íris. Assim, a iridectomia funciona como um furo extra (além da pupila) que auxilia na passagem do humor aquoso através da íris (O humor aquoso, por sua vez, é um líquido que é produzido atrás da íris).

A iridectomia visa evitar o acúmulo do humor aquoso dentro do olho, o que poderia elevar a pressão intraocular (pressão interna do olho). Portanto, a iridectomia serve para evitar o aumento descontrolado da pressão intraocular.

A iridectomia é feita através de instrumentos cirúrgicos e não há necessidade de internação.

O exame mede a espessura da córnea através de um feixe focalizado. O procedimento é rápido e indolor e indica possíveis degenerações e edemas de córnea, além de auxiliar no diagnóstico do glaucoma. O procedimento também é exigido no pré-operatório de cirurgias refrativas.

É uma avaliação para o tratamento de glaucoma, avaliando os fatores de risco para o aparecimento da doença.

A retinografia permite obter diversas fotos em alta resolução, fazendo uma documentação fotográfica do fundo de olho e possibilitando um acompanhamento seriado da evolução de lesões que nele existam. O exame é simples, indolor e dura apenas alguns minutos.

Verifica de forma indireta a capacidade de drenagem do humor aquoso (líquido interno do olho), ou seja, medida da pressão intraocular. O Teste de Sobrecarga Hídrica é indicado para diagnosticar e acompanhar pacientes com suspeita de glaucoma.

O teste é muito simples! Primeiramente é medida a pressão ocular, após isso o paciente deve ingerir um litro de água em um período de 5 minutos, depois a pressão intraocular é medida novamente em períodos de 15, 30 e 45 minutos.

O procedimento total leva cerca de 1 hora e é indolor.

A tomografia de coerência óptica é um exame que possibilita a visualização das estruturas da retina em 3D de imagens de cortes seccionais. A resolução é superior ao ultrassom convencional e não exige contato ocular direto.

O paciente deverá dilatar as pupilas para fazer esse exame, que é indolor e confortável, A permanência do paciente durante a realização do exame é breve totalizando geralmente não mais que 15-20 minutos para um exame bilateral.

Última palavra em tecnologia para diagnóstico de grande número de patologias oftalmológicas, pois o equipamento detecta variações mínimas da retina e do nervo ótico, sendo fundamental para o diagnóstico precoce e controle de progressão das doenças oculares.

Exame que mede a pressão ocular usando um aparelho chamado tonômetro, o exame possibilita identificar casos de pressão alta (hipertensão ocular ou glaucoma) no olho, para o acompanhamento da administração medicamentos do glaucoma e do pós-operatório de cirurgias intraoculares que possam interferir na pressão ocular, assim como para a identificação de casos de hipotonia (pressão ocular abaixo dos valores de normalidade).

O procedimento é indolor e dura poucos minutos.

Tecnologia única que capta mais de 80% da retina em uma imagem panorâmica, enquanto os métodos tradicionais de imagem geralmente mostram apenas 15% de sua retina ao mesmo tempo.

Na fotocoagulação, mira-se um raio laser na retina para selar os vasos sanguíneos, com pequenas aplicações, reduzindo aí o edema macular (mácula é a região da retina que possibilita ver detalhes minúsculos, como letras e números).

Para tratar a formação de vasos sanguíneos anormais (neovascularização), as aplicações são espaçadas ao longo das áreas laterais da retina. As pequenas cicatrizes resultantes da aplicação do laser reduzem a formação de vasos sanguíneos anormais e ajudam a manter a retina sobre o fundo do olho, evitando o seu descolamento.

A fotocoagulação a laser normalmente é realizada em regime ambulatorial (dispensa internação) e a maioria dos tratamentos é feita apenas com a instilação de colírio anestésico, necessitando apenas de dilatação da pupila. Normalmente faz-se um olho por vez. É necessário acompanhante e o procedimento é indolor.

A finalidade do exame é medir e analisar a espessura da córnea em diversos pontos. Indicado para cirurgias refrativas (correção de grau), catarata e propedêutica de glaucoma.

Também conhecido como exame de fundo de olho ou fundoscopia, é um exame onde um oftalmologista consegue observar os nervos, vasos sanguíneos e o tecido do olho responsável pela captação das imagens.

Através do tratamento pode-se identificar doenças oculares, como glaucoma, descolamento de retina, tumor, inflamações, falta de fluxo de sangue ou intoxicação por remédios, e doenças sistêmicas que causam danos oculares, por alterarem os nervos e vasos dos olhos, como diabetes, hipertensão arterial, doenças reumáticas, doenças neurológicas ou doenças do sangue;

É um exame simples que não causa dor ou provoca lesão. É simplesmente um aparelho que projeta um feixe de luz no olho para o especialista examinar.

Ressaltamos que pode ser indicada a dilatação da pupila, por isso recomendamos a presença de um acompanhante.

A retinografia permite obter diversas fotos em alta resolução, fazendo uma documentação fotográfica do fundo de olho e possibilitando um acompanhamento seriado da evolução de lesões que nele existam. O exame é simples, indolor e dura apenas alguns minutos.

A tomografia de coerência óptica é um exame que possibilita a visualização das estruturas da retina em 3D de imagens de cortes seccionais. A resolução é superior ao ultrassom convencional e não exige contato ocular direto.

O paciente deverá dilatar as pupilas para fazer esse exame, que é indolor e confortável, A permanência do paciente durante a realização do exame é breve totalizando geralmente não mais que 15-20 minutos para um exame bilateral.

Última palavra em tecnologia para diagnóstico de grande número de patologias oftalmológicas, pois o equipamento detecta variações mínimas da retina e do nervo ótico, sendo fundamental para o diagnóstico precoce e controle de progressão das doenças oculares.

Permite a análise precisa das camadas do nervo óptico, realizado através de um feixe de luz de varredura.

Este exame é indicado em todas os exames Oftalmológicos, para se conhecer a saúde dos olhos e/ou identificar alguma doença. Avaliação detalhada de todas as estruturas oculares (córnea, conjutiva, esclera, cristalino, íris, retina, coróide e nervo óptico).

Avaliação da noção de profundidade, dada pela visão dos dois olhos em conjunto.

Esse exame é indicado para pessoas com olhos secos para avaliar o grau de debilitação das células superficiais da córnea e da conjuntiva.

O nome se dá devido ao uso, durante o procedimento, de um produto (corante) que leva esse nome.

O corante causa leve irritação e ardor no paciente.

Teste específico para analisar o comprometimento da percepção de cores.

É um exame que determina a curvatura corneana, possibilita a análise do relevo corneano e o mapeamento da superfície da córnea e suas irregularidades desde o centro até a periferia.

Ao diagnosticar os vários tipos de doenças da córnea, o exame oferece maior precisão sobre a superfície corneana, no qual são traçados um mapa e as irregularidades da região. Além disso, a topografia corneana é utilizada assim como na adaptação de lentes e no acompanhamento de procedimentos pré e pós-operatórios.

A topografia corneana é um exame indolor com um tempo de execução de aproximadamente 5 minutos.

Certificação máxima de qualidade emitida pela Agência Nacional de Saúde.

A Biovisão é reconhecida pela competência e pelo alto padrão de qualidade em atendimentos e tratamentos em saúde da visão, adotando um sistema de Gestão da Qualidade certificado pela ONA, Organização Nacional de Acreditação.

A sua privacidade é muito importante para nós

Nós usamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site, para habilitar serviços e funcionalidades essenciais no nosso site e para coletar dados sobre como os visitantes interagem com o nosso site e serviços. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda em usarmos todos os cookies para publicidade, análises e suporte. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.