NSP – Núcleo de Segurança do Paciente
Segurança do Paciente
Em atendimento à Portaria 529 de 01º de Abril de 2013, do Ministério da Saúde, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), cujo objetivo “é promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde, por meio da implantação da gestão de risco e de Núcleos de Segurança do Paciente nos estabelecimentos de saúde”, o Hospital 10 de Julho implantou, em 2015, o Núcleo de Segurança do Paciente, através da iniciativa do setor de Qualidade.
O Núcleo de Segurança do Paciente tem como finalidade promover e apoiar a implantação do Plano de Segurança do Paciente (RDC 36 da ANVISA).
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), “a segurança do paciente é a redução do risco de danos desnecessários associados à assistência em saúde até um mínimo aceitável, com redução de atos inseguros nos processos assistenciais e o uso das melhores práticas descritas de forma alcançar os melhores resultados possíveis para o paciente”.
O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital 10 de Julho, em uma de suas primeiras ações, implantou um mecanismo para que todos os profissionais pudessem notificar os eventos envolvendo os pacientes, com o objetivo de conhecer e compreender os fatores associados à ocorrência dos incidentes e atuar na tratativa dos eventos, ocorrendo a redução dos riscos e o aumento da segurança do paciente, promovendo um olhar mais educativo por meio da elaboração dos planos de ação.
O Hospital 10 de Julho construiu 6 protocolos que são os pilares para a segurança do paciente (conforme diretrizes da OMS – Organização Mundial da Saúde).
São eles: identificação do paciente, comunicação efetiva, administração segura de medicamentos, cirurgia segura, higienização das mãos, prevenção ao risco de quedas e lesões por pressão.
Periodicamente são realizadas reuniões, em que são evidenciadas as notificações, as oportunidades de melhoria nos processos e tratados os riscos que podem acometer o paciente dentro da instituição, além de instituir, treinar e monitorar os protocolos que fazem parte do Plano de Segurança do Paciente.
- Identificação, análise, avaliação, monitoramento e comunicação dos riscos no serviço de saúde, de forma sistemática;
- Integrar os diferentes processos de gestão de risco desenvolvidos nos serviços de saúde;
- Implementação de protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde;
- Identificação do paciente;
- Higiene das mãos;
- Segurança cirúrgica;
- Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos;
- Segurança na prescrição, uso e administração de sangue e hemocomponentes;
- Segurança no uso de equipamentos e materiais;
- Manter registro adequado do uso de órteses e próteses quando este procedimento for realizado;
- Prevenção de quedas dos pacientes;
- Prevenção de úlceras por pressão;
- Prevenção e controle de eventos adversos em serviços de saúde, incluindo as infecções relacionadas à assistência à saúde;
- Segurança nas terapias nutricionais enteral e parenteral;
- Comunicação efetiva entre profissionais do serviço de saúde e entre serviços de saúde;
- Estimular a participação do paciente e dos familiares na assistência prestada;
- Promoção do ambiente seguro.
Vigilância em Saúde e Gestão de Riscos Assistenciais Hospitalares (VIGIHOSP)
Aplicativo de Vigilância em Saúde e Gestão de Riscos Assistenciais Hospitalares implantado nas unidades hospitalares da Rede Ebserh. O VIGIHOSP, tem o objetivo de agilizar, ao Serviço de Segurança do Paciente, a ciência e a solução de problemas ocorridos nos hospitais, facilitando o processo decisório em ações para melhoria na qualidade dos serviços prestados aos pacientes. Assim, surge a necessidade de que estes incidentes possam ser notificados, sempre que possível em tempo real, para que seja realizada a devida avaliação e a tomada de providências. Visando a maior adesão dos profissionais que atuam nos hospitais existe a possibilidade de notificação anônima de incidentes.
Na sede da Ebserh, os indicadores fundamentam recomendações de aperfeiçoamento, alertas de segurança e, em breve, auxiliarão no processo de qualificação de fornecedores para a aquisição de tecnologias na área da saúde.
Protocolo de Cirurgia Segura
O Protocolo de Cirurgia Segura tem a finalidade de determinar as medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes, eventos adversos e a mortalidade cirúrgica, possibilitando o aumento da segurança na realização de procedimentos cirúrgicos, no local correto e no paciente correto, por meio do uso da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica (LVSC) desenvolvido pelo MINISTÉRIO DA SAÚDE/ ANVISA e FIOCRUZ (BRASIL, 2013). Adaptado para a realidade do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora HU-UFJF.
Protocolo de Higienização das Mãos
A finalidade deste protocolo é de instituir e promover a higiene das mãos em todas as unidades do Hospital Universitário de Juiz de Fora (HU-UFJF/Ebserh), com o intuito de prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), visando à segurança do paciente, dos profissionais de saúde e de todos aqueles envolvidos nos cuidados aos pacientes.
Protocolo de Prevenção de Quedas
O objetivo deste protocolo é reduzir a ocorrência de quedas de pacientes nos pontos de assistência do HU UFJF/Ebserh e o dano dela decorrente, por meio da implantação de medidas que contemplem a avaliação de risco do paciente, garantam o cuidado multiprofissional em um ambiente seguro, e promovam a educação do paciente, familiares, acompanhantes e profissionais (BRASIL, 2013).
Protocolo de Prevenção de Lesão por Pressão
Finalidades:
– Identificar e classificar os pacientes com risco para Lesão Por Pressão (LPP);
– Implementar ações preventivas nos clientes com risco para LPP;
– Identificar precocemente LPP em estágios iniciais.
Protocolo de Identificação do Paciente
Guia de Segurança do Paciente