Qualidade na Biovisão é certificada
Entenda o que é e como acontece esta avaliação
Processo de Acreditação Biovisão
O processo de acreditação é um compromisso de longo termo e ocorre em várias etapas. Os níveis de acreditação conduzem às empresas atingirem o seu mais alto nível de performance, excelência e segurança. A acreditação na Biovisão é o resultado do esforço de toda equipe ao buscar excelência em todos os processos, consolidando um relacionamento efetivo com pacientes, fornecedores, colaboradores e comunidade.
Primeira Acreditação
Em 2009 iniciamos o processo, alcançando o nível 1 – Acreditado.
Em um ano atingimos novos padrões
Em 2010 avançamos para o nível 2 – Acreditado Pleno.
Atingimos o nível máximo
Em 2011 atingimos o mais alto nível, nível 3 – Acreditado com Excelência!
Este ano fomos reacreditados
A Acreditação tem de ser renovada periodicamente, este ano fomos reacreditados com o nível 3.
Quem é a ONA?
A Organização Nacional De Acreditação – ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.
O que é acreditação?
Define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde.
Tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial / governamental, não devendo ser confundida com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.
Como é o processo de acreditação?
O processo acreditação é pautado por três princípios fundamentais:
- é voluntário, feito por escolha da organização de saúde;
- é periódico, com avaliação das organizações de saúde para certificação e durante o período de validade do certificado;
- é reservado, ou seja, as informações coletadas em cada organização de saúde no processo de avaliação não são divulgadas.
Quem realiza o processo?
A avaliação é realizada pelas Instituições Acreditadoras Credenciadas pela ONA, tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação. A certificação pode ocorrer em três níveis:
- Acreditado
Para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Válido por dois anos.
- Acreditado Pleno
Para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Válido por dois anos.
- Acreditado com Excelência
O princípio deste nível é a “excelência em gestão”. Uma Organização ou Programa da Saúde Acreditado com excelência atende aos níveis 1 e 2 , além dos requisitos específicos de nível 3. A instituição já deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.Válido por três anos.